sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Oficina Taxidermia de pequenos mamíferos na Escola Estadual Ângelo Ramazzotti

Ocorreu hoje (24/02/2012) no horário de 8-12:30h a oficina de taxidermia no Clube de Ciências UFAM/PIBID/Ângelo Ramazzotti. O objetivo da atividade foi repassar aos alunos do E.M. os precedimentos básicos da Taxidermia de pequenos mamíferos, mais precisamente sobre taxidermia científica. A captação de alunos se deu através da Mostra do Clube de Ciências que ocorreu na escola em 17/02, mas, sobretudo, pelo empenho da supervisora do PIBID/Subprojeto Ciências Natrurais e professora de Biologia Cristiane Pereira dos Santos. Agradecemos também pelo suporte logístico e de material que fois dado pela Coordenadora do PIBID/CN Aldeniza Cardoso e ajuda dos demais bolsistas do PIBID de Ciências da E.E. Ângelo Ramazzotti e participação especial do Mestrando Wagner de Deus Mateus. 


A oficina ocorreu no laboratório da escola e contou com a participação de 18 alunos do Ensino Médio divididos em 6 grupos, sendo um exemplar de Rattus norvegicus variedade wistar por equipe. Os animais foram obtidos por meio de ofício via PIBID junto ao Biotétio da UFAM.

No início da oficina foram passados slides explicando as etapas da atividade cujo objetivo era aprender sobre técnica básica de taxidermia científica de pequenos mamíferos e taxidermizar um exemplar de rato branco por equipe. Cada equipe com no máximo 4 alunos. Foi utilizado um Roteiro de Taxidermia do Laboratório de Ciências UFAM produzido pelo Mestrando Wagner de Deus Mateus. Bolsitas de Ciências que participaram da oficina (oficineiros): Déborah Cristina, Júlio César, Louise Matos, Maricely Fonseca e Jardel Claudino. Suporte/apoio logístico: Professor Felipe





ETAPAS DA ATIVIDADE:
1. Confecção de etiqueta por equipe: - Anotações prévias e Medidas do corpo do exemplar de rato branco utilizado
- Nome Popular
- Local e data da coleta dos exemplares
- Coletor dos exemplares
- Medidas: Orelha, pé posterior, pé anterior, Cauda e Comprimento total
OBS: Os alunos que precisam fazer relatório sobre esta atividade consultem os colegas que realizaram a taxidermia para saber mais detalhes e verifiquem os exemplares taxidermizados que estão no laboratório da escola ou me procurem na escola (George).




2.  Escalpelamento:
- Incisura abdominal
- Desprendimento da pele
- Limpeza da pele e secagem


Remoção total da pele


OBS: Se alguém tiver imagens da limpeza/lavagem da pele por favor enviem para georgebento.am@gmail.com


3. Envenenamento da pele: Formol 10%

      Envenenamento da pele com formol 10% para evitar ação de microorganismos

4.  Enchimento, montagem e medidas de conservação (aplicação de formol nas partes onde não foi possível retirar apenas a pele - patas e cauda)




Após a montagem é preciso aplicar formol 10% nas patas e cauda

5. Secagem

Após a montagem e aplicação final de formol é preciso fixar o exemplar taxidermizado em uma placa de madeira ou isopor e deixar na posição final com auxílio de alfinetes




Fim


Nenhum comentário:

Postar um comentário